MARROCOS
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS
População: árabes marroquinos 70% e berberes 30%.
Idioma:árabe (oficial), berbere francês e espanhol.
Religião: islamismo 98,7%, cristianismo 1,1% e outras religiões 0,2%.
IDH: 0,644 (2004)
PIB:153,8 milhões(2010) 58º lugar
ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: trigo, cevada, frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), ,beterraba tomate e batata
Pecuária:bovinos, caprinos, aves e ovinos.
Mineração:fosforito, ácido fosfórico e carvão.
Indústria: fertilizantes, refino de petróleo, alimentícia e tecidos..
Renda per capita: US$5,175(estimativa 2004).
DADOS PRINCIPAIS:
Área:710.850 km²
Capital:Rabat
População:31,68 milhões (estimativa 2003)
Moeda:Dirham
Nome Oficial: Reino do Marrocos
Nacionalidade: marroquina
Data Nacional:18 de novembro - Dia da Independência.
Governo: Monarquia parlamentarista
Como na maioria das antigas colônias européias, a economia marroquina permanece muito dependente das exportações de matérias-primas. Caracteriza-se também por uma dicotomia entre um grande setor tradicional e um setor menor, orientado para a exportação. No conjunto, a economia moderna é responsável por mais de setenta por cento do produto interno bruto, embora gere apenas trinta por cento dos empregos.
O Marrocos é um dos poucos países árabes com potencial para alcançar a auto-suficiência na produção de alimentos. Entre os principais produtos agrícolas estão o trigo, a cevada, as frutas cítricas e a batata. O país exporta verduras e frutas para o mercado europeu e é auto-suficiente na produção de carne, embora precise importar leite. O governo concede licenças a barcos espanhóis, japoneses e soviéticos para pescar em suas águas, com a condição de que ajudem o Marrocos a executar programas de expansão de sua indústria pesqueira.
Apesar de seu potencial agrícola e pesqueiro, a economia do Marrocos baseia-se na mineração. O país concentra as maiores reservas mundiais de fosfato e extrai também ferro, zinco, chumbo, manganês, cobre e pirita (sulfato de ferro do qual se extrai enxofre) em grandes quantidades.
A atividade industrial mais importante é a transformação de fosfato em fertilizante e ácido fosfórico para a exportação, além da produção de artigos têxteis e alimentícios. O país também investe na indústria pesada e oferece estímulos fiscais para atrair capital estrangeiro. Dominam a pauta de exportações o fosfato e seus derivados, produtos agrícolas e artigos têxteis. Como fontes de divisas, o turismo e as remessas por parte de marroquinos que trabalham no exterior são praticamente equivalentes às exportações de fosfatos.
O sistema financeiro é misto: os bancos estatais convivem com bancos privados nacionais e estrangeiros. O sistema de transporte por rodovia e ferrovia desenvolveu-se rapidamente a partir de 1970. O principal aeroporto está localizado perto de Casablanca.
ALGUM DOS PONTOS TURISTICOS DE MARROCOS:
Praça Jemaa El-Fna
Medina
Souks
Museu de Marrakech e Herboriste du Paradis
Saadian Tumbs
Jardim Majorelle
Guéliz e Jardim de Menara
BANDEIRA DE MARROCOS:
A bandeira do Marrocos é vermelha com uma estrela verde ao centro.Até 1915, a bandeira era toda vermelha, assim como a de muitas bandeiras de países árabes na época. Por sugestão dos colonizadores franceses, com o objetivo de diferenciá-la das demais, o pentagrama foi incluído.
A estrela, ou pentagrama, chamado de "Selo de Salomão" é um símbolo ancestral de vida, saúde, sabedoria e paz. O verde é usado na estrela porque é a cor do Islamismo.