ARGÉLIA
A economia da Argélia continua sendo em grande parte controlada pelo Estado, assim como foi em seu período de governo socialista. Após a queda do comunismo, na década de 1990, houve uma maior abertura da economia do país, mas nos últimos anos o governo impôs novas restrições à privatização de empresas estatais.
Moeda :dinar argelino .
Educaçao
A Argélia tem uma taxa relativamente baixa de alfabetização: 70% da população, em 2003. A taxa de alfabetização das mulheres é ainda mais baixa, 61%, se comparada à dos
homens, de 78,8%, refletindo níveis históricos da baixa instrução das mulheres no país.
A taxa preliminar de registros nas escolas primária, secundária e superior foi estimada em 70%, no período entre 2001 e 2002, o que põe a Argélia em situação semelhante à de
alguns estados africanos subsaarianos como Namíbia e Uganda. A participação das mulheres em programas educacionais é baixa se comparada a outros Estados regionais.
Os principais parceiros comerciais da Argélia estão na União Européia, embora os Estados Unidos, outros países da OCDE e o Brasil também sejam importadores significativos de hidrocarbonetos, particularmente o petróleo bruto e gás liquefeito – GNL.
Agricultura
Aproximadamente um quarto dos trabalhadores da Argélia
trabalham no cultivo de terras, mas a agricultura contribui
menos para o PIB do país do que a mineração ou a manufatura.
Devido a desertificação, a Argélia tem somente 7,5
milhões de hectares de terra cultivável. As plantações estão
concentradas nos vales e nas bacias férteis do Norte e em oásis
do Saara.
Os principais produtos agrícolas da Argélia são:
- Trigo;
- Cevada;
- Aveia;
- Batata;
- Uvas;
- Azeitona;
- Frutas
População
Embora quase todos os argelinos sejam de origem berbere (não árabe), apenas uma minoria se identifica como berbere: cerca de 15% da população total. Essas pessoas vivem principalmente na região montanhosa de Cabília, leste de Argel (capital do país). Os berberes também são muçulmanos, mas se identificam muito mais com sua cultura berbere do que com a árabe. Cerca de 99% da população argelina é muçulmana.
Bandeira de Argélia